sábado, 23 de junho de 2007

Sobre o Advento IV

É Natal
“... e por isso estamos cheios de alegria.”

Juntos, como Igreja de Cristo, nós da Família Soteropolitana celebramos o Advento, uma festa daqueles que aguardam seu Senhor. Nestas últimas três semanas acendemos as velas da vigilância, da confissão e da esperança.
Hoje é o dia em que acendemos a vela mais esperada, a quarta vela, simbolizando a alegria dos que aguardam com perseverança e vêem se cumprir a promessa do Senhor em suas vidas.
Apesar de todas as críticas que se façam ao Natal celebrado aqui no ocidente-capitalista, ainda é o momento que se convencionou entre os cristãos para celebrar o nascimento daquele que é o centro da nossa fé, o Senhor Jesus Cristo.
E a alegria é esse sentimento (ou estado de espírito, como queiram) paradoxo em si mesmo, pois só sabem o que é alegria aqueles que passaram pela tristeza.
Quem celebra o Advento vivencia exatamente essa tensão sentimental entre tristeza e alegria. Pois o Advento é uma dupla celebração: a vinda e o volta do Senhor, porque ele veio como Deus-Menino, cresceu e morreu na cruz por nós, mas voltará como juiz para levar consigo os seus. Assim, nos alegramos com a promessa que se cumpriu, com o Emanuel entre nós, mas também nos entristecemos pela saudade que temos do nosso Senhor. Contudo, nos alegramos em saber que um dia o veremos face-a-face e então nossa alegria será completa.
Enquanto esse dia tão glorioso não chega, você pode aplicar essas verdades sobre alegria no cotidiano da sua vida, lembrando que toda a tristeza pode durar uma noite, mas a alegria vem na manhã de um novo dia.
Neste dia de Natal, convidamos você a acender em seu coração a vela da alegria, mesmo quando a tristeza parecer mais forte, lembrando sempre do que disse o nosso Senhor: “... a vossa tristeza se converterá em alegria” (João 16.20).
Seu amigo,
Pr. Aroldo Mira

Nenhum comentário: