sábado, 23 de junho de 2007

Sobre o Advento II

UMA DUPLA MISSÃO AOS QUE CELEBRAM O ADVENTO

Iniciamos na semana passada as celebrações do Advento, que é a espera da vinda do nosso Senhor. Acendemos a primeira vela, simbolizando a necessidade de estarmos vigilantes em todo tempo até a volta de Cristo.
Hoje é o dia de acendermos a segunda vela, que nos lembra a exortação do profeta Isaías (40.3) vivida por João Batista: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas” (Marcos 1.3). Essa é, sem dúvidas, a missão daqueles que aguardam a vinda do Salvador: endireitar caminhos!
A missão de João Batista, ao contrário do que muitos da época dele pensavam, não era salvar ou curar as pessoas, mas apenas anunciar, preparar o caminho (Mc 1.7,8). Mas, para preparar o caminho de outros João teve que preparar o seu caminho nos vários anos de deserto e na prática da denúncia de pecado. Assim, a missão do profeta parece dupla: 1) preparar o seu caminho para então 2) preparar o caminho do seu povo.
Como João Batista, você e eu também somos profetas com uma dupla missão: 1) Nesse tempo de Advento, Deus nos convida a endireitarmos nosso caminho. Caminho, para o povo da Bíblia, geralmente, é uma metáfora da vida. Cada um tem seu caminho a trilhar, sua vida a viver. Sua primeira missão é endireitar sua vida. Faça como o salmista que pediu a Deus para desviá-lo do caminho mal e guiá-lo pelo caminho eterno (Salmos 139.24). 2) O outro passo é endireitar o caminho do seu povo, das pessoas que convivem conosco - familiares, vizinhos, colegas, amigos. Não adiantará muito termos vivenciado uma experiência de libertação e salvação com Deus se não a transmitirmos a outras pessoas que ainda estão perdidas. Faça como a mulher samaritana que, após seu encontro com Jesus, foi às pressas anunciar aos outros que tinha encontrado o Messias (João 4.28-30; 39-42).
O nosso desejo é que você aceite o convite bíblico: prepare seu caminho! Porque cedo o Senhor vem, e sem demora.
Que o Senhor nos encontre com a vida preparada na sua volta.
Seu amigo,
Pr. Aroldo Mira

Nenhum comentário: