sábado, 23 de junho de 2007

Cântico de Maria. Cântico do povo

“Bíblia e Música”. Você se lembra dessa parceria? Hoje, convido você a continuar pensando nessa parceria interessante, com a ajuda do texto de Lucas 1.46-55, o famoso Cântico de Maria, a mãe de Jesus.
Talvez devido ao nosso medo de nos parecermos com os católicos, damos pouco valor a essa personagem bíblica. Maria tem muito a nos ensinar e uma das primeiras lições que aprendemos com ela está em seu cântico, que Lucas fez questão de registrar. Mesmo considerando todas as outras possibilidades de leitura e hermenêutica do texto, convido você a pensar comigo o Cântico de Maria como um cântico que expressa a esperança comunitária de libertação e justiça social do povo.
É interessante que Maria começa o seu cântico individualmente (vv 46-50), expressando a sua gratidão por Deus tê-la escolhido para ser aquela pela qual o Salvador viria ao mundo. Admite a ação de Deus na sua vida (v 49) e chega a entender que a partir dali todos a achariam bem-aventurada (v 48). Porém, a partir do verso 51 o seu cântico começa a mudar de eixo, sai do seu EU e ganha a dimensão de um cântico comunitário. Agora Maria canta a esperança do seu povo. Profetiza a ação de Deus contra todos os que promovem a desigualdade (soberbos, poderosos e ricos) ao passo que declara a exaltação dos humildes, a fartura dos famintos e o amparo a Israel, seu povo. Tudo isso a partir do “agir do braço de Deus” na história.
As lições que Maria nos deixa com seu cântico são várias, mas uma coisa nos fica clara nessa leitura que fizemos do texto: que não adianta muito vivenciarmos experiências marcantes (ou até sobrenaturais) com Deus se não formos capazes de ouvir e partilhar da realidade do nosso povo, fazendo da sua dor a nossa dor, da sua esperança a nossa esperança. O Salvador não veio para fazer de Maria a pessoa mais especial do mundo, mas para o povo que anseia por libertação. Porque a mensagem de libertação só se torna válida na comunidade, no povo.
Que o Senhor, Pai de nosso Salvador, nos ajude a cantarmos a cada dia com mais compromisso o canto sofrido e esperançoso do nosso povo.
Seu amigo,
Pr. Aroldo Mira

Nenhum comentário: