sábado, 23 de junho de 2007

A propósito das eleições

Próximo domingo, dia 29, estaremos mais uma vez nos dirigindo às urnas para eleger nosso presidente pelos próximos quatro anos. É um momento significativo para uma nação, quando o povo, pelo voto direto, elege seu representante. Um verdadeiro exercício de democracia.
Se o governante eleito não cumprir bem seu mandato, é uma outra história. Hoje, quero chamar sua atenção para essa tal de democracia: governo exercido pelo povo. Com certeza, desde a Grécia Antiga até o Brasil do século XXI, o sentido de democracia mudou muito. Não temos aqui em nosso país um governo literalmente exercido pelo povo, porém, elegemos de forma direta aqueles que nos governarão. Isso não isenta, no entanto, a participação popular nas decisões que afetam os rumos da nação. Não elegemos um governante para nos livrar das responsabilidades com nosso país, pelo contrário, agora é que devemos participar ainda mais, cobrando, fiscalizando, mas acima de tudo, colaborando, juntando forças para que toda a nação cresça e se desenvolva.
Nas igrejas batistas acontece algo bem parecido. São os membros da igreja, através do voto direto, em Assembléia, que elegem seus líderes. A nossa Igreja, enquanto uma igreja batista, também segue a mesma prática. Isso, porque desejamos construir uma Igreja democrática, ou seja, governada pelo povo. Uma Igreja onde o povo tenha participação nas decisões que marcaram sua caminhada. Mas também, uma Igreja onde o povo é responsável pelo crescimento e desenvolvimento da obra do Senhor.
O convite que faço a você, membro de nossa Igreja, é a darmos as mãos e juntarmos as forças para construirmos uma Igreja forte e saudável, que cresce na pregação da Palavra e na vivência do Reino de amor, justiça e paz que Jesus nos trouxe.
A partir de hoje, exerça a santa democracia aqui na sua Igreja. E próximo domingo, exerça a democracia consciente nas urnas.

Nenhum comentário: