sábado, 23 de junho de 2007

BÍBLIA E MÚSICA (por um pouco mais de canção e de cantadores)

Bíblia e Música. Eis umas das mais lindas parcerias. Mesmo que pareça estranho e até falso para alguns (ou muitos), a Bíblia é recheada de cânticos, hinos, de canções vindas de corações contritos, arrependidos, gratos, de vitórias sobre os inimigos, de livramentos, ou mesmo da simples constatação do poder de Deus. Os cânticos de Maria, Moisés, Miriam, Paulo... os Salmos, são exemplos dessa caminhada tão harmoniosa entre Bíblia e Música. Porém, queremos chamar sua atenção não somente para o óbvio dessa parceria, mas para o seu porquê. Qual a intenção de tamanho espaço na Palavra de Deus ser reservado para canções?
Arriscando uma resposta...
Um pastor e professor de Seminário, argumentando sobre a importância da Bíblia, costuma dizer que o homem não soube viver a vida, por isso, Deus providenciou a Bíblia, um manual para ensinar o homem a viver.
Desde a antiguidade a música acompanha o homem, seja nas suas formas mais primárias até as mais complexas partituras. Sempre admirou e encantou a todos. Desde o profano até o sagrado, a música é uma das mais usadas formas de expressão. Alguns pensam em suas letras, outros só ouvem e definem os tons. Os bebês dormem ao som da canção de ninar, assim como as feras dos contos infantis. Outros só conseguem trabalhar ouvindo o rádio, ou, pelo menos, assobiando uma melodia. Há ainda aqueles que vivem cantando, fazem da sua vida uma canção, às vezes triste, às vezes alegre, mas sempre uma canção.
É a partir desse último exemplo que queremos arriscar uma resposta. Pensemos juntos: Ora, se a Bíblia é o manual que Deus nos deu para vivermos a vida e a música é tão presente na Bíblia, podemos entender que Deus nos convida a assumirmos uma postura de cantadores diante da vida, ao passo em que a conduzimos no ritmo da sua Palavra.
Talvez o que o Criador queira de nós não seja uma constante e seca leitura da Bíblia, talvez Ele esteja esperando que tão somente descubramos as notas, os acordes, a melodia, o ritmo, a harmonia contidos nas pautas de sua Palavra, e assim, toquemos cada um o seu instrumento (a vida) da maneira mais bela possível, formando, no fim, uma linda orquestra.
O nosso desejo é que neste mês da música possamos refletir e nos posicionar diante da vida sempre com uma canção aprendida no manual do Criador.
Seu amigo,
Pr. Aroldo Mira

Nenhum comentário: