sábado, 23 de junho de 2007

Sobre o Advento III

HÁ ESPERANÇA... PARA OS QUE CRÊEM E AGEM

Hoje, acendemos a terceira vela da celebração do Advento, nos fazendo lembrar a esperança que devemos ter no cumprimento das promessas de Deus.
Numa definição bem simples e popular, esperança seria a capacidade de acreditar que tudo pode e vai melhorar e, o mais importante, agir no sentido de fazer acontecer o que se espera. Diz uma canção secular: “Vem, vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer”.
Na vivência da esperança dois movimentos são importantes: 1) a capacidade de acreditar, mesmo sem nenhuma percepção dos sentidos; e 2) a capacidade de agir, mesmo quando as forças parecerem ter acabado.
Esperança e fé caminham sempre juntas. E “fé é a certeza das coisas que se esperam e a prova daquilo que não se vê” (Hebreus 11.1). O primeiro passo, então, para viver a esperança real em Deus é crer, mesmo sem ver. Tomé é o exemplo negativo que logo nos vem à memória (João 20.24-29). Mas ver para crer talvez não fosse o maior problema de Tomé. Não ver os fatos da vida com os olhos da fé, esse foi o pecado de Tomé. A fé é o alimento que nutre o espírito da esperança. Quando tudo parecer contrário, acredite e siga o conselho de Jesus: “Não sejas incrédulo, mas crente!” E passe a ver a vida com os olhos da fé.
Ao contrário do que muitos pensam, a esperança não é apenas um esforço espiritual para melhoria do mundo, mas ação concreta em direção a realização dos sonhos mais sinceros que Deus plantou em nossos corações. Por isso quem tem esperança corre atrás. Como Abraão, que deixou tudo e foi para a terra que Deus o prometeu; o povo de Israel, que travava batalhas pela terra prometida; os profetas, que esperavam a ação de Deus no meio do povo enquanto pregavam a palavra do Senhor; os apóstolos que anunciavam o evangelho enquanto aguardavam a volta de Jesus; e o próprio Deus, fonte de nossa esperança, que, enquanto espera com paciência o homem, age se entregando numa cruz para salvá-lo. Deus já deu a você força, inteligência, saúde e outros meios para você realizar seus sonhos, então lute e não desista na primeira dificuldade. Aja e o que você não puder fazer Deus fará.
Hoje eu convido você a permitir que a vela da esperança em Cristo Jesus ilumine sua vida e dê a você fé e forças para agir.
Seu amigo,
Pr. Aroldo Mira

Nenhum comentário: