sábado, 23 de junho de 2007

O ADVENTO (Uma celebração daqueles que esperam seu Senhor)

Hoje é um dia especial para a Família Soteropolitana, o dia em iniciamos a celebração do Advento (que vem do latim, Adventus: vinda). O Advento é o momento em que a Igreja do Senhor festeja a sua vinda ao mesmo tempo em que reacende a esperança da sua volta. É uma cerimônia praticada já pelos cristãos primitivos. Originalmente apenas para lembrar que a volta do Senhor estava próxima. Porém, para os cristãos atuais, o Advento lembra as duas vindas de Cristo, não como momentos separados um do outro, mas complementares. Pois o Senhor Jesus veio como homem ao mundo para salvar os que crêem e retornará para buscar os fiéis, formando um círculo perfeito de amor.
As celebrações do Avento em nossa Igreja acontecerão nos quatro domingos que antecedem o Natal, dias 03, 10, 17 e 24, sempre no culto noturno, às 18:30h.
Um símbolo que acompanha sempre o Advento é a coroa circular de folhas verdes com as quatro velas, acesas uma em cada domingo. A forma circular nos lembra o amor perfeito do Pai, que não tem início nem fim, formando uma aliança conosco; a cor verde nos lembra a esperança que devemos ter em Deus no cumprimento das suas promessas; e as velas que vão se acendendo uma a uma nos lembram o tempo de escuridão que antes vivíamos, mas que Jesus dissipou com sua luz.
Sendo assim, hoje iniciamos nossas celebrações do Advento acendendo a primeira vela, que nos fala da necessidade de vigilância para a volta do nosso Senhor. Devemos ser vigilantes em todo tempo! Estar vigilante, no sentido bíblico, não é apenas estar atento, mas também preparado. E o caminho da preparação para o retorno de Jesus é a conversão sincera e genuína, gerando em nós o perdão divino, que deve ser vivenciado em todas as nossas relações, “pois se perdoarmos as pessoas que nos ofendem, o nosso Pai, que está no céu, também nos perdoará” (Mateus 6.14).
Convidamos você, que faz parte da Igreja de Cristo, a celebrar conosco estes momentos de alegria e espera que não terminarão no dia 24, mas seguirão por toda nossa vida, até que volte o nosso Senhor. Aleluia!
Seu amigo,
Pr. Aroldo Mira

Nenhum comentário: