sábado, 23 de junho de 2007

FALANDO EM FAMÍLIA...

Semana passada se falou em retrato de mãe. E quantas imagens nos vieram à mente... tantas mães que a vida nos presenteou! Hoje, falamos de retrato de família: mãe + pai + filho + filha + tio + avó + quem você considerar sua família. E justamente por isso, eis diante de nós uma tarefa muito difícil: fazer o retrato da família. Porque são tantas e tão diversas que se chega a perguntar o que é família.
Enquanto procuramos a definição mais adequada insistimos em infelizes classificações. Aí temos a família iniciante, a família madura, a família comunicativa, até chegarmos ao apogeu: a família perfeita. Infelizmente, esse estágio se reduziu às figuras dos antigos livros didáticos.
Uma tristeza maior é que ainda houve quem dissesse que na Bíblia encontramos o modelo para família perfeita. Aqui, dois enganos: primeiro, não há pessoas nem famílias perfeitas na Bíblia, e basta uma leitura, mesmo que superficial, dos seus textos para se perceber isso (a propósito, nós é que, ao lermos os textos sagrados, projetamos neles nossos ideais de perfeição); segundo, não existe modelo de perfeição para as famílias ou para as pessoas na Bíblia e em nenhum outro lugar, porque nós somos únicos e nossas experiências relacionais também, assim como nossas famílias e suas experiências de vivências e interação são singulares.
Cada um/uma em sua família deve procurar, segundo a direção de Deus, construir o seu retrato de família, se espelhando menos em receitas e rótulos e investindo em relacionamentos sinceros e maduros. Dois conselhos aos que se lançarem nessa caminhada: 1) Aceite os seus familiares como eles realmente são,
porque eles não precisam ser como você (ou vice-versa) para serem especiais ou
amados por Deus; 2) Busque naquele que nos fez família, o Senhor, sabedoria para saber lidar com as diferenças, e crescer com elas, porque, afinal de contas, você também não é perfeito/perfeita.
Que o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que também “é” família, nos abençoe!

Do seu irmão, Pr. Aroldo Mira

Nenhum comentário: