quarta-feira, 4 de março de 2009

Sinais de esperança

Mesmo os mais otimistas reconhecem em suas reflexões que a vida é trágica, que coisas indesejadas acontecem conosco, nos entristecendo e abatendo e que em inúmeras situações da vida não há lugar para a esperança. Contudo, ainda os mais pessimistas terão de reconhecer que, em meio ao caos da vida fugindo sempre do controle de nossas mãos e desejos, há sinais na existência do universo da possibilidade de recomeçar, reconstruir. Por isso temos esperança; porque tudo sempre pode ser re-feito. Jesus disse: “Eu faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21.5).

Nesta semana, a vida nos deu mais alguns de seus generosos sinais que alimentaram nossa esperança.

A nação mais influente do mundo (e de histórico racista) elegeu seu primeiro presidente negro e a nossa esperança política ganhou força. Em meio à crise econômica que afeta os de lá e nós aqui, reacendemos nossos sonhos de um mundo mais justo e igual. Desejamos que a esperança política que depositamos no Presidente Barack Obama se concretize e beneficie também a nós sul-americanos.

Isaac Viana Alencar Menezes, muito nome para um ser tão pequeno e frágil que veio ao mundo nesta semana. Depois de uma gravidez um tanto complicada, que deixou a todos apreensivos, Tia Lu dá à luz o Isaac. E agora, ao ver o semblante aliviado da mãe, saber da beleza e saúde da criança e sentir a força da amizade que abençoou a família, nossa esperança na força da vida se revigora mais uma vez, pois enquanto houver crianças nascendo teremos o direito de sonhar com um mundo melhor. Desejamos que Isaac cresça na graça do Deus de seus pais e, que através do seu riso, a alegria da salvação chegue a muitos corações entristecidos.

E, por fim, Deus nos sinalizou salvação para nosso país quando assistimos na quinta, sexta e sábado, junto a familiares, amigos e vizinhos, três programas abençoados, com mensagens simples e diretas que nos impactaram com o evangelho de amor e perdão. Mesmo cercados por toda sorte de depravação moral apoiada pelas redes de TV e ainda que marcados pela idolatria, violência e desigualdade que assolam nosso povo, foi através da TV que o amor de Deus atingiu o coração do brasileiro. Desejamos que os frutos deixados pelo Projeto Minha Esperança amadureçam e sejam colhidos pela Igreja de Cristo em todo país e que nossa nação, depois dessa colheita, experimente verdadeiramente o amor e a paz de Deus.

Não sei para onde os teus olhos estão direcionados, mas cuide sempre de perceber os sinais de esperança que a vida tem te dado. E lembre-se que “há esperança para o teu futuro, diz o Senhor” (Jeremias 31.17).

Nenhum comentário: