quarta-feira, 4 de março de 2009

MEU PEQUENO PRÍNCIPE!

Alguém bem intencionado, mas mal informado, me disse certa ocasião que O Pequeno Príncipe era um livro para crianças. Li, pelo menos duas vezes, esse clássico escrito em 1943 por Antoine de Saint-Exupéry, assisti repetidas vezes o desenho animado e um filme baseados no livro e ainda desejo relê-lo e me encantar novamente com a linda história de um piloto de avião que aterrissa no deserto do Saara e lá encontra um pequeno menino em busca de um carneiro, contando várias histórias incríveis de suas viagens por diversos planetas... Se quiser saber mais, leia o livro!
Nos diálogos com o Príncipe do asteróide B-612, aprende-se sobre a vida e sua simplicidade pelo olhar simples e descomplicado de uma criança. Por isso, insisto em dizer que é um livro para adultos, para que re-aprendamos a ver a vida como as crianças vêem.
Mas, ao falar de vida, há um outro livro ainda mais importante: a Bíblia. Ela também conta a história de um pequeno Príncipe, filho do dono de todos os reinos da Terra. O profeta logo alarida seu nascimento e declara que seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz e que seu reinado jamais terá fim (Isaías 9.6,7), desde o seu nascimento em Belém testemunhado por uma estrela especial e um coro celestial de anjos. O bebê de Belém cresceu e tornou-se homem, adulto, mas com o coração e os olhos puros como de uma criança. Porque só adultos-crianças desafiam autoridades hipócritas, tocam os impuros, acolhem outras crianças, aprendem com grãos de mostarda, arados, pássaros e flores do campo, conversam com mulheres e pecadores, andam com os sem prestígio e confiam em tudo que o Pai diz, mesmo quando as palavras são dor, sofrimento, solidão, cruz e morte.
Jesus Cristo, esse é o nome do nosso Príncipe da Paz. E sua casa não é um asteróide distante no universo, mas o coração de quem aceita o seu Reino, confessa seus pecados e cumpre a vontade de Deus.
Talvez este tempo de Natal, quando lembramos do Jesus Menino, seja um bom momento para aprender olhar a vida sob o brilho da estrela que aponta o lugar onde nasce a verdadeira vida: uma manjedoura simples com uma criança simples – porque a vida com Jesus é assim, simples!

Nenhum comentário: