quinta-feira, 14 de maio de 2009

PRIVILÉGIO DE POUCOS, COMPROMISSO DE TODOS

Até pouco tempo, acreditava que, dentro do meu circulo de amizades, apenas eu fazia aniversário no dia 10 de Maio. Mas, um dia, conheci o Mário, esposo da Margarida, depois conheci a Cristiane, esposa do Tiago, e, ano passado, conheci o Fábio, esposo da Mari, todos nascidos também no dia 10 de Maio, que, neste ano, coincidentemente, é o segundo domingo de Maio, o Dia das Mães.
Privilégio de poucos celebrarem a vida no mesmo dia em que celebram a vida de quem lhes deu a vida. Um privilégio, mas também uma responsabilidade, porque nos comprometemos com aquilo que celebramos. Comemorar aniversário, celebrar a vida, é atitude de quem se compromete com a vida, de quem conhece seu valor, apesar de nem sempre ela ser como gostaríamos que fosse. Comemorar o dia das mães, celebrar a existência desse ser divino, é atitude de quem assume o compromisso de amar, cuidar e respeitar aquela que lhe deu a vida. E isso vai muito além de presentes de shoppings e frases poéticas. Esse compromisso com a vida não pode ser mensurado pelo poder de compra dos filhos-consumidores. Suspeito sinceramente, que o compromisso com a vida e com as mães (para desespero dos comerciantes!) está naquilo que não tem valor, porque não tem preço: as expressões de afeto, manifestas na doação mútua de um abraço apertado, de um beijo fraterno, de um sorriso verdadeiro.
Talvez o que a vida e as mães esperem de nós, filhos e filhas, hoje, seja apenas o compromisso de amá-las, cuidá-las e respeitá-las. Então, aproveite este dia 10 de Maio para demonstrar todo seu afeto por sua mãe e pela vida que o Senhor te deu através dela, mas também não se esqueça de dar um abraço bem apertado em mim, no Mário, na Cristiane e no Fábio.

Nenhum comentário: