quinta-feira, 21 de maio de 2009

MARCAS DA IGREJA DE CRISTO

“Perto da cruz de Jesus estavam sua mãe [e outras mulheres]. Quando Jesus viu sua mãe ali e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe:
‘Aí está o teu filho’, e ao discípulo ‘Aí está a tua mãe’.
Daquela hora em diante o discípulo a recebeu em sua casa.”
(João 19.25-27)

Talvez este não seja o texto mais adequado para se refletir sobre família. A imagem cruel e violenta de nosso Senhor morrendo numa cruz parece não deixar espaço para outro sentimento que não dor e tristeza. Mas a vida já nos provou que de grandes tristezas geralmente surgem ensinamentos preciosos.
Do alto da cruz, lugar onde manifesta sua glória, Jesus deixa explicitas as marcas que acompanhariam sua Igreja. O estranho é que estas marcas não se identificam com as características eclesiásticas que tanto valorizamos em nosso século contaminado pelo consumismo e pelas estratégias de marketing, como acontece com as instituições. A Igreja de Cristo, contemplada por ele ao pé da cruz, na verdade é uma família. Suas marcas, suas características, não são as empresariais, expansionistas e triunfalistas, mas sim as familiares. E as marcas de uma família de verdade são afeto, partilha e acolhimento.
Para o Quarto Evangelho, Maria e o Discípulo Amado, envolvidos pela mesma dor, devem acolher-se mutuamente, numa relação sinceramente afetuosa, descomprometida, sem intenção de lucrar algo, apenas pelo prazer da partilha. Porque é pela partilha afetuosa que a dor diminui e a conseguimos suportar.
Uma família sem afeto, partilha e acolhimento não é família.
Uma igreja sem afeto, partilha e acolhimento não é igreja.
Neste mês da família, convido você a contemplar o Discípulo Amado, que propositalmente, no Evangelho de João, não tem nome, e agir como ele, acolhendo ao que sofre, mesmo quando a sua dor também for profunda, pois há pessoas bem próximas a você, na sua família talvez, esperando seu afeto. Então, obedeça a Jesus e acolha a essas em sua casa, em seu coração, porque foi isso que Jesus fez com você.

Nenhum comentário: