quarta-feira, 4 de março de 2009

Mais alguns sinais de esperança

O célebre personagem Jó, homem conhecedor da angústia pelo sofrimento imerecido, dentre as várias lições que nos ensina, também fala de esperança. Jó acreditava que até para a árvore arrancada da terra e jogada ao pó há esperança de renascença, basta que o cheiro de águas a toque. Mas isso, segundo o sofredor, vale para a árvore, não para nós humanos finitos e mortais. Se a vida se for de nossos corpos, a esperança de recomeçar a acompanha (veja Jó 14). Contudo, o que parece um pessimismo-religioso de Jó, pode ser entendido, na verdade, como uma postura otimista e confiante na vida, própria de quem já chegou ao limite da dor, mas nunca desistiu de viver. Porque a vida, mesmo dura e difícil, é também generosa ao encher nosso coração de esperança com os sinais que acompanham nossa caminhada neste mundo. Pense sobre alguns desses sinais dados pelo Pai da Vida para nós da família soteropolitana.

O casamento de Gil e Mércia, na noite de ontem, nos fez re-pensar os valores dos laços de família, especialmente os conjugais. Numa sociedade com quase total ausência de referências familiares, minada pelo relaxamento dos compromissos de fidelidade e de descaso pela transmissão de caráter firme aos filhos, é motivo de muita alegria perceber que a Igreja de Cristo ainda ergue com orgulho e ousadia a bandeira de uma família que vive em fidelidade e amor. Desejamos que Gil e Mércia continuem a nos inspirar com o seu amor e que seus filhos, Yuri e Wendel, cresçam na graça desse amor que, com certeza, vem de Deus.

Os Batismos que realizaremos na próxima semana, mesmo ainda por vir, já aceleram nosso coração com a alegria de entregar a Jesus os frutos que plantamos e colhemos com esforço e muito amor. São vidas, homens e mulheres, transformados em novas criaturas pelo poder do Espírito Santo e dispostos a trabalhar para que o mesmo Evangelho que os alcançou também chegue ao coração de muitos outros. Desejamos que nossos novos irmãos e irmãs sejam sempre felizes no serviço do nosso Rei.

A primeira fase do vestibular da Universidade Federal (UFBA), que se realiza hoje e amanhã, é motivo de muita expectativa ente os concorrentes, em sua maioria jovens que mal deixaram a adolescência e já se vêem obrigados a escolher a profissão que exercerão para o resto da vida. Mas, mesmo a possibilidade, de cursar uma universidade pública, num tempo de tantas crises financeiras, é, sem dúvidas, uma bênção, especialmente aos que não dispõem de recursos próprios para custear seus estudos em faculdades particulares. Hoje, não peçamos a Deus que todos os candidatos sejam aprovados (pois a quantidade de vagas disponíveis limita nossa fé!), mas lutemos para que haja sempre o acesso justo e igual de todos aos bens essenciais à vida social, com educação, saúde, moradia e trabalho.

Nenhum comentário: