quarta-feira, 4 de março de 2009

Eu sei o sentido do Natal

É realmente inevitável reconhecer que o Natal já chegou. Está nas vitrines das lojas, nas praças dos shoppings, nas luzes coloridas, no frenesi de consumidores e comerciantes ansiosos por um presente especial ou por mais vendas no mês que encerra o ano. Tudo isso sinaliza que o Natal já chegou. Disso não podemos duvidar. Mas uma pergunta ainda podemos fazer: qual foi o Natal que chegou?
Sinceramente, tenho nada contra estes festejos de fim de ano. Afinal de contas, aquece-se a economia, torna-se mais bela a cidade com as milhares de luzes coloridas e percebe-se facilmente que, pelo menos nesta época, as pessoas são mais pessoas, humanas, solidárias, conseguem celebrar laços de família.
A pergunta sobre qual o Natal que já chegou é a pergunta sobre o verdadeiro sentido da festa. O Natal é uma festa para comemorar o aniversário do Filho de Deus, Jesus de Nazaré, que há mais dois mil anos nasceu bebezinho em Belém. Esse bebê cresceu e quando tornou-se adulto responsável pelos seus atos iniciou seu ministério entre os homens e mulheres de boa vontade, aqueles que amaram mais a luz do que as trevas. Ensinou sobre o amor, a simplicidade, a paz e o perdão, mas também pregou sobre a morte, a dor e o sofrimento, porque sempre falava de vida e a vida é tudo isso. Mas sua mensagem não agradou a todos, especialmente aos poderosos da religião e do governo. Tentaram matá-lo várias vezes e numa dessas tentativas, Jesus se permitiu apanhar. Foi acusado falsamente, espancado violentamente e morto numa cruz. Depois de três dias, porém, ele voltou à vida, ressuscitou e encheu de esperança mais uma vez o coração de quem descobriu pelas suas palavras a razão de viver. E o Filho de Deus fez tudo isso porque nos ama muito (leia João 3.16).
Será que agora conseguimos entender (ou lembrar!) o verdadeiro sentido do Natal? Será que agora já percebemos que o verdadeiro Natal já chegou para nós naquele dia em que entendemos e aceitamos no coração a linda história de amor que acabamos de contar?
Eu sei o sentido do Natal. E você, sabe?

Nenhum comentário: