quinta-feira, 10 de julho de 2008

Sobre reinos, sonhos e famílias

Das épicas gregas, passando pelo clássico da Branca de Neve, até o premiado Senhor dos Anéis, um cenário sempre será comum: um reino. É num reino olímpico que se estabelecem as relações de poder dos deuses gregos e também dos mortais, é num reino perfeito que a pobre Branca de Neve sofre as maldades da vaidosa madrasta má e onde também é despertada pelo príncipe encantado, e é no reino da Terra Média que a luta pelo poderoso anel se dá.
Parece que a humanidade precisa criar e re-criar sempre seus reinos, seus mun-dos encantados, perfeitos, onde o bem sempre vence o mal. Porque os reinos são, antes de qualquer coisa, sonhos. E a vida é impossível sem sonhos, sem reinos.
Jesus também contou a história de um reino, o Reino de Deus, o Sonho de Deus. Porque Deus também sonhou com um Reino onde todos fossem iguais, irmãos e irmãs, filhos de um mesmo Pai, onde justiça e misericórdia fossem vividas por cada um. E Jesus aqui tem dupla missão: é porta-voz do Reino, mas também é lugar onde se encontra o Reino. Por isso, ele entendeu, desde cedo, que os reinos são possíveis, que os sonhos podem se realizar. Mas também descobriu que sonhos como o Reino de Deus para se tornar realidade, precisam de quem dê a vida por eles. É como a semente que tem que morrer na terra para se tornar árvore, lembra? Isso me traz a certeza de que todos nós precisamos de sonhos, de reinos pelos quais daremos nossa vida, se preciso for, assim como fez Jesus pelo Reino de seu Pai.
Estamos encerrando hoje o mês da Família. E gostaria de lembrar a você que o seu reino começa em sua casa. É lá que seus sonhos se tornam possíveis. Mas, para isso, talvez seja preciso dar a vida por ela, abrir mão de teus sonhos particulares, amar quando não correspondido, perdoar mesmo com a razão. E mesmo quando tudo parecer dizer o contrário, acredite no “sonho da família”, invista sua vida neste projeto e você será realmente feliz.
Encerre este mês de Maio respondendo honesta-mente essas perguntas: Como anda o teu reino? Quais são os teus sonhos? Como vai tua família?

Nenhum comentário: