quarta-feira, 3 de março de 2010

Olhando para a cruz de Cristo...

Olhar é direcionar a atenção, focar a visão em um ponto que pode ser uma pessoa, uma paisagem ou mesmo um cenário vazio, porque, às vezes, olhamos imagens de nossas lembranças ou de nossos sonhos.
Olhar é ignorar o restante em torno daquilo que se olha, mesmo reconhecendo que todo o entorno é importante para a existência daquele ponto que rouba minha atenção.
Olhar é transcender o olhado, transformando-o em ponte para uma outra realidade de um futuro possível, pelo menos em nossos sonhos.
Olhar é conectar-se com o que se olha, compreendendo seus sinais, sua linguagem e ajudando outros a se conectarem também.
Todos nós sempre olhamos, porque sempre há algo ou alguém que seduz nosso olhar e aprisiona, mesmo que por segundos, a nossa atenção.
Hoje, quando celebramos a Ceia do Senhor, convido você a olhar para um lugar especial. O cenário é triste e sombrio: lágrimas e sangue se misturam, dor e sofrimento são quase insuportáveis. E há algumas cruzes com pessoas violentamente presas nelas. Em uma dessas cruzes está Jesus, o Filho de Deus, morrendo por você. É para lá que os nossos olhares se direcionam.
Olhar para a cruz de Cristo é focar a visão, a mente e o coração no projeto de Deus para o ser humano.
Olhar para a cruz de Cristo é ignorar tudo que disputa a minha atenção e tenta desviar meu olhar.
Olhar para a cruz de Cristo é desvendar todo o mistério do amor de Deus planejado antes da criação do mundo e manifesto aos homens numa noite em Belém.
Olhar para a cruz de Cristo é enlutar-se com o Pai e chorar com ele por toda a humanidade enquanto seu Filho morre por ela.
Olhar para a cruz de Cristo é, mesmo chorando, guardar no íntimo a certeza de que a noite passará e as misericórdias do Senhor serão sobre nós, fazendo novas todas as coisas.
Olhar para a cruz de Cristo é crucificar-se com ele, sentindo no corpo e na alma todo peso do amor de Deus.
Olhar para a cruz de Cristo é sair da cruz, como nova criatura, atraindo para ela o olhar de outras pessoas, através do testemunho, das palavras e do silêncio de quem um dia olhou para a cruz e foi surpreendido com Cristo olhando para ele.
Para onde você tem olhado? Quem ou o que tem atraído tua atenção? Responder estas perguntas é o primeiro passo na descoberta da distância que nos separa da cruz de Cristo, porque quanto mais olho, mais quero olhar e de cada vez mais perto. E quanto mais perto chego da cruz mais me humanizo, me quebranto, me reconheço pecador carente da graça e do perdão de Deus. Porque ao chegar bem perto da cruz, ao contrário das minhas expectativas, só encontro um homem como eu, olhando para mim.
Por isso, posso afirmar que olhar para a cruz de Cristo é também olhar para você e amá-lo como Jesus amou.

2 comentários:

Anônimo disse...

"Olhar para a cruz de Cristo é focar a visão, a mente e o coração no projeto de Deus" Curioso ler essa postagem pois essa semana mesmo li sobre isso na Bíblia...olhando firmemente para o autor e consumador da nossa fé!! Mto feliz a exposição dessas palavras!!!Abço.

Anônimo disse...

"Olhar para a cruz de Cristo é focar a visão, a mente e o coração no projeto de Deus" Curioso ler essa postagem pois essa semana mesmo li sobre isso na Bíblia...olhando firmemente para o autor e consumador da nossa fé!! Mto feliz a exposição dessas palavras!!!Abço.