quarta-feira, 3 de março de 2010

A IGREJA QUE QUEREMOS SER

Há um provérbio bíblico que diz assim: “Ensine a criança o caminho em que deve andar e, mesmo quando envelhecer, não se desviará dele” (Provérbios 22.6). Hoje, os modernos avanços nas pesquisas sobre comportamento humano atestam o que culturas antigas, como a judaica, já vivenciavam. Sabemos, por leituras especializadas ou pela força da prática de quem tem crianças em casa, que é durante a infância que são construídas em nós as bases do nosso caráter e internalizamos os valores que influenciarão todas as nossas decisões quando adultos.
Além dos filhos naturais que alguns têm, nós todos temos uma criança em nossos braços, precisando ser ensinada sobre os caminhos da vida, porque ela está crescendo e, em breve, quando for grande, talvez não possamos mais corrigir seu caráter e valores.
A Igreja Batista Soteropolitana, que carinhosamente chamamos de Sotero, é a criança que Deus confiou aos nossos cuidados. Aquilo que ensinamos, praticamos, cantamos, como administramos as coisas e servimos aos pessoas, nesse período de infância da Sotero é o que determinará o seu jeito de ser, os valores que escolherá para se relacionar com Deus, com as pessoas e com o mundo. Hoje, com três anos, a Sotero acolhe negros e brancos que se abraçam como irmãos; recebe pessoas de classe média e pessoas que carecem de cesta básica, proporcionando a todas o privilégio de partilharem suas vidas e bens entre si; reúne crianças, adolescentes, jovens e idosos num mesmo espaço comum de celebração, apesar das diversas e conflituosas diferenças de geração; viabiliza o acesso livre da Bíblia Sagrada a cada pessoa, como instrumento de transformação tanto pessoal e espiritual quanto comunitária e social; estimula o crescimento pessoal, afetivo, profissional e espiritual de homens e mulheres, porque acredita que Deus reservou para seus filhos uma vida abundante e feliz que deve fazer severa oposição ao modo de vida de um mundo mal, egoísta, injusto e sem orientações éticas.
E amanhã, queremos ser uma Igreja exatamente assim: que ama a Deus servindo as pessoas que ele ama.

Nenhum comentário: