quarta-feira, 3 de março de 2010

AMIGOS DA SOTERO

Não é preciso muita sensibilidade para perceber que o tema da amizade perpassa todas as nossas relações, das mais triviais e cotidianas, até as mais complexas. E como um tema próprio da humanidade, a amizade aparece também nas expressões de arte, como música, poesia, cinema e teatro. Mas também se reflete sobre amizade nas Universidades, onde o tema, tão carregado de emoção e tão precário de linguagem própria que o explique, é dissecado para que cada uma das distintas senhoras conhecidas por Ciências Humanas, possa receber uma parte e dissertar páginas infindáveis expondo a sua visão sobre a amizade. E, por incrível que pareça, até no meio empresarial valoriza-se a amizade, mesmo que em níveis superficiais que sirvam apenas para dar coesão à organização e elevar seus ganhos. O mundo capitalista do “cada um por si” já descobriu que parcerias são o caminho da permanência de qualquer empreendimento neste século.
Não vou me arriscar a dizer que Jesus, em seu tempo, já protagonizava uma reflexão original sobre a amizade, até porque os gregos já faziam isto centenas de anos antes. E ainda antes dos gregos, com certeza, outros já se pronunciavam sobre a amizade.
Se não original, pelo menos foi revolucionária a reflexão de Jesus usando a amizade entre os humanos para sinalizar o novo modelo de relacionamento entre Deus e seus filhos. E Jesus disse: “Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido” (João 15.15).
Aprendemos no exercício religioso, que a relação com Deus deveria ser embasada no parâmetro domínio-servidão, onde um “chefe” sobrepõe os “funcionários”, que fazem seu serviço e recebem seu salário no fim da vida. Ao contrário dessa relação servil com o Pai Eterno, o Mestre Jesus revela que os filhos e filhas de Deus podem vivenciar uma relação de amizade com ele. O convite é para sermos amigos de Deus e compartilhar com ele seu projeto de amor ao pecador. Insistir em ser apenas servo é esquivar-se da responsabilidade de amar as pessoas que Deus ama.
Já faz algum tempo que iniciamos uma campanha chamada Amigos da Sotero, com o objetivo de agregar pessoas que nos ajudem através de contribuição financeira, oração e serviço. E escolhemos este título para a campanha porque não queremos servos para a Sotero, pessoas que apenas cumpram obrigações, mas pedimos ao Pai que nos envie pessoas sinceras, com o coração aberto e mãos generosas ao partilhar o pão. Pedimos a Deus que nos desse amigos e amigas para a Sotero. Pedimos a Deus que nos fizesse amigos e amigas uns dos outros.
Seja um Amigo da Sotero; seja amigo de Deus; seja amigo dos seus irmãos e irmãs, assim como Deus é seu amigo.

Nenhum comentário: