sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ALGUMAS RAZÕES PELAS QUAIS VOTEI EM DILMA RUSSEFF

Essa foi, sem dúvidas, uma das eleições mais concorridas. E, segundo especialistas, graças aos quase 20 milhões de votos alcançados pela candidata Marina Silva chegamos ao 2º Turno na disputa pelo Palácio do Planalto. O PSDB tentou, mas a vitória com 56,05% dos votos válidos foi da petista Dilma Russeff. E eu fiz parte desse percentual de brasileiros que confirmou o “13” nas urnas.
Talvez existam outras, mas tenho três razões para ter votado em Dilma.

1ª. Acredito que o projeto de governo destes últimos anos colaborou com a expansão de valores do Reino de Deus.
Sei que essa realidade pode ser incômoda para muitos de nós cristãos que aprendemos que a religião deveria ser apolítica e que acreditávamos no discurso da Direita afirmando como perigosos e subversivos os esquerdistas, grevistas, sindicalistas. E o cristianismo brasileiro, nas suas faces católica e protestante, colaborou com a demonização da Esquerda, enquanto recebia vultosas vantagens políticas e financeiras para impor as mãos e abençoar generais, ditadores, banqueiros, empresários, políticos e seus mensalões, sua corrupção, sua propina e até sua cueca. E nós acreditamos que apenas na Esquerda existiam demônios. Com certeza, existem pessoas ruins também nos movimentos esquerdistas, como existem na Direita e na Igreja!
Contudo, foram nestes oito anos de Partido dos Trabalhadores, mesmo com todos os escândalos (e eles devem ser apurados com rigor), que percebemos mudanças significativas nas prioridades da política pública brasileira. Houve investimentos em moradia, segurança, educação superior, meio ambiente, infraestrutura, geração de empregos e descentralização de renda. Tivemos a sensação de viver num país mais justo. Espero que não tenha sido apenas uma sensação!
E é aqui que percebi, com muita alegria e esperança, os sinais do Reino de Deus em nossa nação. Pois é através da reparação, da justiça e da prosperidade partilhada entre todos que vivenciamos o Reino. O apóstolo Paulo aprendeu e nos ensinou que “o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14.17). Porque foi clara a orientação do Mestre: “Busquem, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça” (Mateus 6.33).
Se alguns dos valores do Reino, então, são justiça e paz, acredito que existem muitas pessoas, partidos, governos, empresas, ONG’s e religiões que também anunciam e vivem o Reino de Deus assim com nós, através da Igreja de Cristo. Acredito ser importante identificar estes parceiros e somar forças na construção de um mundo mais justo e igual para todos. Para nós, cristãos, isso se chama comunhão e é através dela que tornamos Cristo conhecido no mundo (João 17.20-23). Até porque, o Reino de Deus está em nós (Lucas 17.21) e não em nossas instituições.
Na verdade, não votei apenas em Dilma, mas num projeto de governo que se propõe olhar para os pobres, os herdeiros do Reino de Deus (Lucas 6.20 e Tiago 2.5-8) e fazer justiça em um país marcado historicamente pela desigualdade.
É sempre bom lembrar que restaurar a dignidade humana faz parte da missão do nosso Senhor e, portanto, também da nossa.
Disse Jesus: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor”. E depois declarou: “Hoje se cumpriu esta escritura”. (Lucas 4.18,19,21)
Nas próximas semanas compartilharemos as outras razões do meu voto.

Nenhum comentário: