sexta-feira, 17 de setembro de 2010

QUEM ACREDITA EM DIAS MELHORES?

Faz algum tempo que descobrir uma verdade libertadora: Deus não pertence à religião.
Descobri que Deus é grande demais para caber na caixinha dos meus rituais religiosos.
Descobri que Jesus é humano demais para ser animalizado pelo fundamentalismo das minhas doutrinas religiosas.
Descobri que o Espírito Santo é solidário demais com aqueles que sofrem para ser contaminado com a frieza e indiferença das pessoas da minha religião.
Talvez por isso, Jesus disse que “a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (João 4.23, 24). E o apóstolo Paulo ainda anuncia que “o Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens, nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa, pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas” (Atos 17.24, 25).
Mas, para alívio de todos, não estou abandonando a religião, pois é por ela que expresso minha fé em Deus, o meu Senhor. Apenas pretendo submeter a minha religião a Deus para, diante da cruz de Cristo e pela ação do Espírito, redimi-la do fundamentalismo, da frieza, da indiferença, da prepotência, da arrogância e da auto-suficiência. Porque só assim eu também serei livre para acreditar que Deus pode tornar melhores os dias para mim, para a Igreja de Cristo e para o mundo.
Hoje eu consigo acreditar que dias melhores virão porque acredito que Deus existe e atua tanto dentro quanto fora dos domínios da minha religião.
Hoje posso ler a Bíblia Sagrada, Carlos Drummond de Andrade, Friedrich Nietzsche; posso assistir Deixados para trás em casa e Avatar no cinema; posso ouvir Diante do Trono, Trazendo a Arca, Elis Regina, Chico Buarque, Luiz Gonzaga; posso ir aos cultos de domingo, mas também posso ir à praia com a família; posso viver dias tenebrosos e maus que enchem meus olhos de lágrimas e roubam minha esperança no futuro melhor, mas também posso afirmar que tenho irmãos e irmãs na fé que orarão comigo e me ajudarão a atravessar os vales da sombra e da morte.
Talvez agora a canção Dias melhores, de Rogério Flausino, interpretada pelo grupo Jota Quest possa ser observada sem preconceito, mas como uma declaração de quem já foi liberto pela Verdade (João 8.32).

Vivemos esperando dias melhores
Dias de paz
Dias a mais
Dias que não deixaremos para trás

Vivemos esperando
O dia em que seremos melhores
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo

Vivemos esperando
O dia em que seremos para sempre
Vivemos esperando
Dias Melhores pra sempre

Nenhum comentário: