sexta-feira, 30 de abril de 2010

COISAS DO CORAÇÃO - II

A descoberta da semana passada foi simples, mas preciosa para a qualidade de nossa relação com Deus, com as pessoas e conosco também. Descobrimos (ou lembramos) que temos um coração, por isso existimos no mundo e nos relacionamos com ele. Saber usar este coração e existir no mundo amando as pessoas que também têm coração e existem no mesmo mundo que nós, foi o desafio lançado no primeiro momento em que refletimos sobre o coração. Hoje, já cientes que temos um coração, que existimos no mundo, refletiremos sobre os perigos que corre nosso coração e os males que comprometem a qualidade de nossa existência.
O órgão biomecânico que carregamos no peito é responsável pela circulação do sangue por todo o corpo, mantendo-o, assim, vivo e em bom funcionamento. Os percalços no trajeto desse sistema circulatório podem ser chamados de doenças cardíacas, pois afetam diretamente o bom funcionamento do coração, do sistema circulatório e demais órgãos, uma vez que lhes falta a oxigenação necessária. Algumas dessas enfermidades são a hipertensão arterial, angina, isquemia cardíaca, infarto do miocárdio, arritmia cardíaca, doenças dos vasos sangüíneos, insuficiência cardíaca congestiva, etc. As doenças cardíacas ainda podem ser congênitas, quando já nascemos com anomalias no aparelho cardiovascular, ou adquiridas através do nosso estilo de vida autodestrutivo com altos índices de sedentarismo, colesterol e estresse.
Contudo, parece haver possibilidade de melhor qualidade de vida cardíaca para todos nós. Para os portadores de doenças congênitas, existem modernas cirurgias de correção e medicamentos apropriados. Para os portadores de doenças adquiridas, o receituário médico é simples: mude seus hábitos! E todos os profissionais de saúde são unânimes na recomendação da prática de exercícios físicos regulares e melhoria na alimentação e na qualidade das relações interpessoais.
O Sábio bíblico nos recomenda “guardar o coração acima de tudo, porque dele provém a vida” (Pv 4.23). Talvez, uma paráfrase adequada do antigo provérbio seria: o teu coração está em perigo; cuide dele.
Se as mudanças em nossos hábitos cotidianos trazem saúde ao nosso coração, as mudanças em nossos hábitos também trazem saúde à nossa existência. Para tanto, segue um conselho: mude seus hábitos espirituais. Pratique exercícios de amor, perdão e tolerância. Se alimente com boa literatura, boa música e boas amizades. Dê graças por tudo. Chore sempre que necessário. Ria da vida e de si mesmo. Não prolifere a fofoca, a mentira e a maldade. Divida tudo - o pão, a dor, a alegria.

Nenhum comentário: