quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA?

Os músicos cristãos insistem em afirmar que Deus é musical. E sou forçado a concordar com eles. Algo tão forte, capaz de provocar em nós sentimentos e comportamentos que vão da tristeza mais melancólica à euforia mais compulsiva, deve realmente ter origem divina.
Já que Deus nos deu a música, e tudo que vem dele é bom, é possível dizer que a música é algo bom para o nosso coração, para nossa vida.
Dizer que Deus é musical, porém, não significa definir sua essência, mas é descrever seu modo de se relacionar, nos encantando, seduzindo, emocionando, nos “tocando” como fazem as canções mais sinceras e belas.
É por isso que nós, próximos do coração de Deus (que é Jesus, seu Filho), cantamos sempre. Temos um cântico para cada nova situação da vida. Entoamos louvores quando a vitória é conquistada, cantarolamos tímidas notas quando o coração está triste, cantamos para espantar os males, mas também, encontramos nos louvores a força necessária para suportar os dias maus.
Acredito que o exemplo deixado por Jesus durante a última ceia junto com seus discípulos elucida bem o que acabamos de afirmar. O Evangelho de Mateus (26.25 e também Marcos 14.26) conta que após ceiar, Jesus e seus discípulos cantaram um hino e logo seguiram para o Monte das Oliveiras, de onde o Mestre iniciou seu martírio vicário. Naquela vez, cantar não espantou o mal da violência, o peso da cruz, a dor do abandono e a humilhação do caminho. O último hino, ao que parece, cantado na companhia prazerosa dos amigos queridos, concedeu força, fé e amor para suportar todo o mal necessário representado na cruz.
Seja como for, com lágrimas no rosto ou sorrisos nos lábios, cantar um hino de louvor sempre será uma boa opção para quem busca tocar o coração de Deus e ser tocado por ele. Talvez a experiência de Horatio Gates Spafford (1828-1888), na composição do hino “Sou feliz” (nº 398, do Cantor Cristão) te ajude a compreender essa verdade.

Se paz, a mais doce, me deres gozar
Se dor, a mais forte, sofrer,
Oh! Seja o que for, Tu me fazes saber
Que feliz com Jesus sempre sou!

Sou feliz com Jesus, Sou feliz com Jesus, meu Senhor!

Embora me assalte o cruel Satanás
E ataque com vis tentações;
Oh! Certo eu estou, apesar de aflições,
Que feliz eu serei com Jesus!

Meu triste pecado por meu Salvador
Foi pago de um modo cabal;
Valeu-me o Senhor, oh! mercê sem igual.
Sou feliz! Graças dou a Jesus!

A vinda eu anseio do meu Salvador.
Em breve virá me levar
Ao céu onde vou para sempre morar
Com remidos na luz do Senhor.

Nenhum comentário: