quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

ANO NOVO, VIDA NOVA.

Esta é a expectativa de quase todas as pessoas durante a chegada de um novo ano. É uma ocasião propícia a fazer promessas, tomar decisões, ressuscitar sonhos e projetos esquecidos. Contudo, alguma estatística por aí deve mostrar que a grande maioria dessas promessas e disposições de réveillon não se cumprem no ano nascente. De qualquer forma, é confortante saber que pelo menos uma vez ao ano temos a sincera intenção de mudar de vida junto com a folhinha do calendário.
A Bíblia Sagrada não fala em Culto de Gratidão à meia noite, confraternização de fim de ano, queima de fogos, orações de joelhos tradicionalmente feitas na virada do ano, mas fala da possibilidade de ter uma nova vida a qualquer dia do ano.
Numa conversa com Nicodemos, Jesus afirma ser necessário nascer de novo, ou seja, é preciso e possível ter uma vida nova (João 3.1-21). Este é um dos conceitos mais caros à tradição cristã. Nascer de novo, ser nova criatura em Cristo Jesus é o primeiro e indispensável passo para qualquer pessoa que decide ser um cristão. Porque é impossível seguir a Jesus e ao mesmo tempo seguir ao Diabo; amar a Deus e odiar as pessoas; entregar o dízimo e ser avarento; servir nas atividades da Igreja e não cuidar da própria família. Parece, então, que esta nova vida em Cristo não se limita aos dias 31 de Dezembro, mas nos acompanha em todos os dias do ano. A cada nova manhã nos é dado o privilégio de começar de novo e melhor, deixando os erros para trás e seguindo em frente para o alvo que é Jesus.
Não sei quais foram as tuas promessas para 2011, mas espero que entre elas, e como prioridade, esteja o esforço em viver uma vida nova, diferente e melhor segundo a vontade de Deus.
Aproveite este clima de início de um novo ano para viver esta nova vida.

Nenhum comentário: